Avanços na Perícia Médica do INSS: Telemedicina e Antecipação de Filas Presenciais

Autor: Bruno Pellizzetti

Avanços na Perícia Médica do INSS: Telemedicina e Antecipação de Filas Presenciais

Introdução

Através da Lei 14. em 14 de novembro de 2023, uma mudança significativa foi implementada no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): a introdução da telemedicina para atendimentos médicos periciais. Este avanço visa melhorar a eficiência e a acessibilidade aos serviços, substituindo a perícia presencial em diversos casos, incluindo benefícios por incapacidade, Auxílio Doença, Aposentadoria por Invalidez. Também estão inclusos o LOAS, BPC e aposentadoria por deficiência e também na revisão de benefícios já concedidos.

Telemedicina no INSS:

A partir desta data, a telemedicina será utilizada para realizar atendimentos médicos periciais por meio de vídeo chamadas. Essa medida visa não apenas agilizar o processo, mas também melhorar a eficácia, especialmente em situações em que a perícia domiciliar não se mostrou eficiente. Além disso, a telemedicina será uma alternativa viável para as perícias presenciais, proporcionando uma solução mais conveniente para os segurados.

Substituição de Perícias Presenciais:

A telemedicina poderá substituir tanto as perícias presenciais quanto as domiciliares. Isso representa uma mudança significativa, considerando as limitações e desafios enfrentados anteriormente, principalmente nas revisões de benefícios. O INSS, ao adotar a telemedicina, busca melhorar a qualidade dos atendimentos e garantir que os segurados recebam avaliações precisas e oportunas.

Antecipação de Filas Presenciais:

Outro aspecto inovador dessa mudança é a antecipação da fila presencial para perícias atuais. Com a implementação da telemedicina, o INSS planeja agilizar o processo de forma a beneficiar os segurados que já possuem perícias agendadas, proporcionando uma solução mais eficiente.

Em que casos pode haver a telemedicina?

  • Benefícios por Incapacidade:
  • Auxílio Doença
  • Aposentadoria por Invalidez
  • LOAS, BPC
  • Aposentadoria por deficiência
  • Substituição de Perícias Presenciais já Agendadas
  • Revisão de Benefícios já concedidos (Pente Fino)

Conclusão

A introdução da telemedicina no INSS representa um avanço significativo na busca por soluções mais eficazes e acessíveis para atendimentos médicos periciais. A substituição das perícias presenciais e a antecipação de filas são passos importantes para melhorar a eficiência do sistema e proporcionar um serviço de qualidade aos beneficiários. Essa mudança reflete o compromisso do INSS em adaptar-se às inovações tecnológicas para atender às necessidades crescentes da sociedade.